BQ NEWS POSTURA
BQ NEWS
POSTURA

No “novo” normal, trabalhar de casa em sistema home office virou regra para muita gente que se viu obrigado a continuar trabalhando, mas sem ter acesso a uma mesa e cadeira apropriadas para isso. Entre os efeitos nocivos disso, estão a chamada postura de pandemia e o pescoço de smartphone, causados pela má postura e pelo fato de se passar muitas horas na mesma posição ou sentado em uma cadeira sem a devida ergonomia.

Pesquisas mostram que 4 entre 5 pessoas relatam sofrer de dores nas costas em algum momento da vida, fato que pode ser agravado se a pessoa passa muito tempo dirigindo e fica sentado por horas de maneira incorreta em um banco desconfortável. Esse mau posicionamento dentro do veículo pode causar dores na região lombar e cervical do motorista, problemas nas articulações do joelho e pés, dores de cabeça e indisposição.

O Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha divulgou em seu portal uma matéria sobre oito erros mais comuns de postura encontrados hoje em dia, com dicas simples de exercícios e alongamentos que podem arrumá-los e ajudam a prevenir dores na coluna, principalmente na região cervical e lombar. Veja quais são eles:

Uma pesquisa realizada na Polônia com 11.423 crianças encontrou uma significativa correlação entre a incidência de casos registrados de dores lombares não específicas (DLNE) e a percepção delas quando suas mochilas escolares eram muito pesadas. Do total de respondentes, 41,5% das crianças admitiram ter sentido DLNE nos 12 meses anteriores à pesquisa.

Embora as condições das costas e do pescoço estejam no topo da lista de possíveis problemas de postura, existem muitos outros - como falta de equilíbrio, dores de cabeça e dificuldades respiratórias. Pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) também estão investigando se a postura afeta o humor, o sono, a fadiga e o alinhamento da mandíbula. A lista de problemas não para por aí: três outros resultados desagradáveis da má postura em nossa saúde também podem surpreendê-lo.

O site francês Puissance Nintendo publicou um longo artigo no dia 13 de maio de 2021 alertando contra os perigos causados pela má postura de quem costuma jogar videogame em consoles ou em smartphones, principalmente à coluna cervical. Advertiu ainda sobre a má postura adotada por quem trabalha em casa no sistema home office.

O italiano Giancarlo Viano, doutor em quiropraxia e membro da Associação Italiana de Quiropraxia (AIC), foi o principal entrevistado do portal TagMedicina no dia 26/4, quando explicou as principais consequências na coluna cervical por conta da Síndrome do Pescoço de Texto, que podem gerar tensão muscular, quadros dolorosos muitas vezes associados a rigidez articular e dificuldade de girar a cabeça, além de dor de cabeça e formigamento nos braços e mãos.

Hoje em dia os celulares, tablets, computadores são nossos fiéis companheiros. Não conseguimos ficar um instante sem eles na mão por perto, precisamos estar sempre conectados. Um estudo realizado pela empresa We Are Social diz que o brasileiro passa em média mais de 9 horas por dia conectado na internet, seja por computador, tablet ou celular.

A American Chiropractic Association/ACA (Associação Quiroprática Americana) publicou recentemente um estudo em que seus membros relataram terem atendido muitos pacientes com dores no pescoço, ombros e parte superior das costas durante a pandemia de covid-19, pelo uso indevido das máscaras de proteção.

A pandemia causada pelo covid-19 fez com que muita gente passasse a trabalhar em casa, numa modalidade de trabalho remoto que foi chamada de home office. Com isso, não foram poucos os que tiveram que improvisar um espaço dentro de casa para ligar o computador ou notebook para se conectar pela internet com seu serviço, o que nem sempre foi feito levando-se em consideração as regras de ergonomia, boa iluminação e espaço.

Enquanto milhares de crianças subindo e descendo o país voltam à escola depois das férias de verão, poucos pais consideram as mochilas nas quais estão empacotando seus pesados livros e almoços saudáveis. No entanto, as mochilas escolares são responsáveis por um aumento dos problemas nas costas entre as crianças em idade escolar.

A escoliose afeta predominantemente crianças pré-adolescentes durante o desenvolvimento da coluna vertebral e sua própria curvatura. Quando as crianças começam a experimentar surtos de crescimento, a coluna é desalinhada por meio da tradução de discos. Porque o corpo está crescendo em um ritmo tão rápido, essas traduções se tornam cimentadas, definindo o tom para a disfunção da coluna vertebral a longo prazo.